A polêmica youtuber


A polêmica booktuber 

ou 

Comentário literário tem feudo?




Resumo da ópera:

Um autor nacional, querendo promover seu livro, solicitou orçamento a uma booktuber, depois passou a criticar todos os booktubers que cobram pela divulgação de livros a pedido de autores/editoras. Se não gostava do meio de divulgação, por que querer fama a preço tão vil?

Ma che cazzo é questo?

O autor que queria contratar a booktuber que lhe enviou o orçamento deveria buscar outros meios de divulgação, tal como a Y&R, a WMcCANN, etc., não? Pode ser mais barato, já que ele pensa que o "autor" é um "Deus criativo" que deve ser muito mais valorizado do que aqueles que ele chama de "vendedores" e certamente essas agências reconheceriam isso.

Será que ele paga seus almoços e jantares com exemplares de seu livro ou depende de quem promova a venda de seu livro para ter dinheiro, divulgação essa que, se inexistente, tornam o livro dele tão útil quanto um calço de pneu numa borracharia, por melhor escrito que esteja.

Almoço grátis? Feudalismo não acabou?

Todo autor é digno de estima nesse nosso país, porque é um batalhador revirando a onda de ignorância e desinformação cultural que, muitas vezes, sequer é atacada pelo sistema educacional oficial, mas ele também tem que entender que sua genialidade deve ser escoada pelos canais mercadológicos e não pela caridade e, ciente disso, praticar simbioses com aqueles que podem divulgar sua obra, caso contrário morrem de fome. Gênios famintos.

Particularmente quanto a este autor, não o conhecia e soube de sua existência pela pior forma possível: pela disseminação de intolerância e ódio que ele e coleguinhas promoveram nas mídias. Este é um autor que eu desprezo conhecer, porque não me passa algo de bom em sua forma de agir, o que inevitavelmente espraia, para mim, gotas numa obra dele que, se comprada por mim, o ajudaria a manter tal postura. Então, até por uma questão de redenção pessoal, me omito de adquirir essa obra para que ele, passando carestia, reverta sua mente e coração aos caminhos do bem e pare de destilar ódio contra uma nova gama de profissionais (sim, "youtubers profissionais" em caixa alta) que tanto fomentam, ajudam e instigam a cultura nacional.

Eu mesmo não conheço muitos autores nacionais contemporâneos e se não fosse o HUMBERTO CONZO JR, um booktuber, além de outros, me dando dicas em vídeo sobre os tais, eu jamais os leria.

Então a "brincadeira" é só pra crítico literário?

Será que um crítico literário comunica mais que um "digital influencer"? Duvido. Todo booktuber estimula a cultura nacional e instiga a vontade de ler. Agora... quem sabe citar o nome de um só crítico literário que seja conhecido fora da Academia? Um que te fez querer ler um único livro? E qual deles não cobra dinheiro ou vantagens para fazer suas críticas?

Se eu dependesse de um crítico literário, serviço assaz indiferente, eu não teria passado das leituras da Coleção Vaga-lume. 

E os demais?

Comentários

Mais vistos

[RESENHA] E não sobrou nenhuma... mas, sim, sobrou um: eu

[RESENHA] O CASAL QUE MORA AO LADO, de Shari Lapena

Minha meia-meta 2018