"Contos" dos irmãos Grimm

 "Contos" de Irmãos Grimm

Está dada a largada.




Todos que me conhecem sabem de minha predileção por livros de mitologia e de contos por evidenciarem um pouco do subconsciente da moral de época e dos lugares nos quais foram retratadas e neste particular os contos dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm são incomparáveis.

Todos os contos têm uma "moral da estória" não enunciada e um apelo à consideração de um Ser Superior que premia ou castiga as pessoas, segundo suas obras, o que induz a um mecanismo de punições e recompensas mais voltado à esclarecer as consequências das ações individuais e tendo como atores, majoritariamente, outra pessoa (recompensadora ou punidora), se bem que não faltam elementos fantásticos (bruxas, duendes, animais encantados, etc.).

Seriam estórias para contar para crianças, se bem que boa parte delas as fizessem ter pesadelos ao invés de bons sonhos, dada a crueza de algumas narrativas, mas essa já é outra consideração que todo leitor de fábulas conhece.

Muito embora de cunho juvenil, as fábulas perpassam essa fase da vida, podendo ser bem aproveitadas por quaisquer pessoas, de diferentes faixas etárias.

Ah, sem dar qualquer spoiler, já adianto que a fábula da Cinderela, uma das primeiras deste livro, não tem nada a ver com a animação da Disney: no livro é bem mais interessante, embora menos fantasiosa. Para conferir, tem que ler.

Continuemos, pois.

#euamoler #literatura #leituras #LiteraturaEstrangeira #ContosDeGrimm 

Comentários

Mais vistos

[RESENHA] E não sobrou nenhuma... mas, sim, sobrou um: eu

[RESENHA] O CASAL QUE MORA AO LADO, de Shari Lapena

Minha meia-meta 2018