Minha iniciação... E permanência
E para quem gosta, não podem faltar os tradicionais gibis, as HQ da Disney!!!
Foi nelas, especificamente no Disney Especial n. 36, "Os pescadores", presente da Dona Regina Mussi, vizinha e amiga de minha avó, que em 1980, aos 5 anos, comecei a aprender a ler e, de lá pra cá, nunca mais parei.
Essa série de reedições busca coletar a obra de Carl Barks sendo, portanto, uns dos maiores clássicos da Disney, ao lado daquelas produzidas por Don Rosa, que faz parte de outra série também reeditada.
Na foto, Proust aparece de enxerido, porque não era a vez dele ser comentado, mas decidi aproveitar a foto para "proclamar" que não existe leitura melhor nem pior que outras. Há apenas leituras. E essa simbiose, em termos, prova isso.
Uns gostam de clássicos, outros de romances típicos, outros de romances românticos, de thrillers, de suspense, de infanto juvenil, de jovem adulto, independentemente da idade ou disposição sócio-cultural. E daí?
Há outros que leem Graphic Novels, mangás, HQ, Action Comics, livros de ficção, fantasia (aqueles com seres místicos atuando). Outros entremeiam suas leituras misturando gêneros. E daí?
O que importa é a grandeza que a leitura proporciona a cada um segundo suas preferências. Não há gêneros superiores ou inferiores. Há espaço para todo tipo de leitura a quem não quer inutilizar sua cultura literária.
Quanto às reedições, penso em prosseguir quanto à coleção de Carl Barks, mas não estou certo ainda sobre aquela que celebra Don Rosa... vamos dar tempo ao tempo e páginas às páginas!!
Então, bora ler mais e criticar menos aqueles que leem o que nós não lemos!
Comentários
Postar um comentário